Homenagem a José Augusto Mourão

Em homenagem ao professor José Augusto Mourão, falecido hoje, 5 de Maio de 2011, investigador do CECL praticamente desde a sua fundação e activo colaborador das publicações deste centro de investigação, republicamos aqui dois dos seus artigos para a Revista de Comunicação e Linguagens (de que era ainda o director).

«Da Intratextualidade: Citação e Comentário nas Viagens de Almeida Garrett» foi originalmente publicado em Junho de 1986 na Revista de Comunicação e Linguagens n.º 3, com o tema «Textualidades», edição há muito esgotada.

«O Regresso do Religioso e a Questão Política» foi originalmente publicado em Dezembro de 1995, no n.º 21/22 da mesma revista, com o tema «Comunicação e Política».

Todos os textos que escreveu para a Interact podem ser acedidos a partir de http://interact.com.pt/author/jose-augusto-mourao/

 

O director da Interact,

Jorge Martins Rosa

Jorge Martins Rosa é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL, leccionando actualmente os seminários de mestrado «Modos da Ficção», «Cibercultura» e «Cultura Pop». No seu doutoramento procurou estabelecer ligações entre a obra de Philip K. Dick e a retórica discursiva da cibercultura contemporânea. Foi o investigador principal do projecto «A Ficção e as Raízes da Cibercultura», onde alargou essa pesquisa a outras obras e autores publicados entre 1870 e 1970. Investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens.